terça-feira, 19 de agosto de 2014

O velho novo Colégio Pedro II (Parte II)

É fundamental que o planejamento orçamentário e financeiro contemple a otimização das ações didático-pedagógicas do Colégio Pedro II, o que fortalecerá os argumentos quanto à necessidade de definição de uma opção estratégica mais concisa para o Colégio, garantindo assim desempenho o que trará resultados positivos à comunidade, através de significativo investimento e aporte de recursos à sua atividade-fim.

O Colégio Pedro II deverá, também, implementar medidas internas com relação à redução de custos, melhoria da qualidade dos gastos, eficiência, eficácia, efetividade e produtividade na aplicação dos recursos públicos.

Caberá ainda ao Colégio identificar aspectos e princípios que o futuro exigirá da nossa instituição e que se constituem temas bastante eleitos em debates: avaliação dos cursos de Ensino Médio Integrado e Proeja existentes, buscando a construção de novos formatos curriculares; pós-graduação focada em áreas do conhecimento de interesse do Colégio; foco na geração do conhecimento em pesquisas, utilizando metodologias criativas e inovadoras; maior descentralização de atribuições acadêmicas, administrativas e financeiras nos campi; ênfase na capacitação de variados segmentos do corpo funcional; projeção de metas visando um modelo de instituição do futuro; promoção de uma reforma na estrutura da gestão administrativa; otimização dos recursos orçamentários e financeiros; e início do debate acerca da implantação do processo integral de ensino.

Para garantir uma gestão institucional eficiente no atual modelo multicampi e na busca pela qualidade, devemos ter como metas uma estrutura coesa e pessoal estimulado. No primeiro caso, há que se requerer uma nova institucionalidade a partir de uma gestão pública, flexível, democrática, participativa e de qualidade, com descentralização administrativa e financeira.

Para tanto, o Colégio Pedro II deve buscar articulações e parcerias com os diversos setores, ou seja, com o primeiro setor (governo), segundo setor (mercado) e terceiro setor (sociedade civil), sem perda da sua autonomia, com o objetivo de encontrar respostas aos desafios institucionais, políticos e sociais.

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