Para se
inserir na sociedade civil com uma gestão democrática e
participativa, o Colégio Pedro II deverá experimentar uma nova
estrutura organizativa que sustente o enfrentamento dos desafios
contemporâneos do ensino básico no país.
Reconhecido
como uma instituição geradora e difusora do conhecimento, é
inerente ao Colégio Pedro II o zele pela formação de seus
servidores por meio do ensino de pós-graduação e pela geração do
saber através do incentivo à pesquisa.
O Colégio
deverá ainda estimular e atuar em programas de extensão com a
finalidade de obter maior integração com a sociedade, através da
adoção de programas sociais ou de estímulo à aprendizagem,
conciliado à aquisição, transmissão e troca de conhecimentos,
repassando know-how à sociedade ou trabalhando de forma a
gerar conhecimentos capazes de solucionar problemas específicos. A
extensão é parte do processo educacional, cultural e científico
que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável.
A visão
estratégica do Colégio Pedro II deverá valorizar o seu papel de
escola pública, gratuita, democrática, inclusiva e cidadã, dentro
dos princípios sociais do processo civilizatório e da vida
democrática, em que se situam a solidariedade, a cooperação, a
justiça, a igualdade, o direito à dignidade e o respeito à
pluralidade étnica, racial e cultural.
Dadas as
profundas transformações dos anseios dos jovens brasileiros e de
sua relação com a escola, é importante que sejam revistos os
princípios e estratégias do nosso Plano Político Pedagógico, a
diversificação dos tipos e modalidades de cursos que ministramos,
os formatos de estruturas administrativas, acadêmicas e de gestão,
a difusão da cultura da avaliação e a atração de investimentos
para a geração de conhecimento.
É nosso
dever verificar e contribuir para o aumento da aprovação do número
de estudantes oriundos das redes públicas de ensino em nossos
concursos de seleção de novos alunos. Reverter o crescimento
gradativo do número de vagas não preenchidas por candidatos da rede
pública é outro desafio do Colégio. Com isso. deixaremos de ser
uma escola que majoritariamente dá continuidade aos estudos de
alunos oriundos de escolas privadas.
Por outro
lado, no que tange às atividades de pesquisa, os dados internos não
têm se mostrado coerentes com o potencial intelectual de nossos
servidores docentes e técnicos, caracterizando-se como
potencialidade não explorada.
Foco
também deverá existir no comportamento orçamentário. Nos últimos
anos, evidenciou-se um exagerado volume de recursos destinados às
obras físicas sem uma coerente ordem de necessidade, extremamente
inferior ao fomento dos cursos ofertados, implantação de novas
tecnologias educacionais e recursos paradidáticos e apoio a projetos
a serem desenvolvidos.
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