terça-feira, 19 de agosto de 2014

O velho novo Colégio Pedro II (Parte I)

Para se inserir na sociedade civil com uma gestão democrática e participativa, o Colégio Pedro II deverá experimentar uma nova estrutura organizativa que sustente o enfrentamento dos desafios contemporâneos do ensino básico no país.

Reconhecido como uma instituição geradora e difusora do conhecimento, é inerente ao Colégio Pedro II o zele pela formação de seus servidores por meio do ensino de pós-graduação e pela geração do saber através do incentivo à pesquisa.

O Colégio deverá ainda estimular e atuar em programas de extensão com a finalidade de obter maior integração com a sociedade, através da adoção de programas sociais ou de estímulo à aprendizagem, conciliado à aquisição, transmissão e troca de conhecimentos, repassando know-how à sociedade ou trabalhando de forma a gerar conhecimentos capazes de solucionar problemas específicos. A extensão é parte do processo educacional, cultural e científico que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável.

A visão estratégica do Colégio Pedro II deverá valorizar o seu papel de escola pública, gratuita, democrática, inclusiva e cidadã, dentro dos princípios sociais do processo civilizatório e da vida democrática, em que se situam a solidariedade, a cooperação, a justiça, a igualdade, o direito à dignidade e o respeito à pluralidade étnica, racial e cultural.

Dadas as profundas transformações dos anseios dos jovens brasileiros e de sua relação com a escola, é importante que sejam revistos os princípios e estratégias do nosso Plano Político Pedagógico, a diversificação dos tipos e modalidades de cursos que ministramos, os formatos de estruturas administrativas, acadêmicas e de gestão, a difusão da cultura da avaliação e a atração de investimentos para a geração de conhecimento.

É nosso dever verificar e contribuir para o aumento da aprovação do número de estudantes oriundos das redes públicas de ensino em nossos concursos de seleção de novos alunos. Reverter o crescimento gradativo do número de vagas não preenchidas por candidatos da rede pública é outro desafio do Colégio. Com isso. deixaremos de ser uma escola que majoritariamente dá continuidade aos estudos de alunos oriundos de escolas privadas.

Por outro lado, no que tange às atividades de pesquisa, os dados internos não têm se mostrado coerentes com o potencial intelectual de nossos servidores docentes e técnicos, caracterizando-se como potencialidade não explorada.
Foco também deverá existir no comportamento orçamentário. Nos últimos anos, evidenciou-se um exagerado volume de recursos destinados às obras físicas sem uma coerente ordem de necessidade, extremamente inferior ao fomento dos cursos ofertados, implantação de novas tecnologias educacionais e recursos paradidáticos e apoio a projetos a serem desenvolvidos.

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