quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ENSINO MÉDIO: Um olhar para o futuro

Em breve, o Colégio Pedro II terá de reestruturar o seu Ensino Médio e diferentes possibilidades deverão ser ofertadas, conforme a vocação e o interesse do estudante.
Será necessário cortarmos as amarras frágeis que nos prendem a ideia de que a sustentação do processo ensino-aprendizagem é obtida somente com a administração rígida dos conteúdos, muitas vezes eivados de questões abstratas.
Ainda, diferentemente de outros sistemas públicos de ensino que ministram este segmento do ensino básico onde a evasão de estudantes é alarmante, no Colégio Pedro II, as taxas de permanência permanecem em patamar de excelência.
Em uma análise preliminar, entende-se que o Ensino Médio, atualmente estruturado, não está conseguindo atrair nem manter os estudantes até a conclusão deste segmento.
O Ensino Médio não pode ser reduzido ao espaço de preparação para as Universidades. Ele é a etapa final do ensino básico e deve gerar ferramentas que colaborem com uma vida de melhor qualidade e acesso ao mercado de trabalho. O acesso às Universidades é mais uma possibilidade e não a única. E ele será natural se a escola básica conseguir ser um espaço de crescimento não só intelectual, mas humano e justo tornando todos capacitados para ler, entender e interpretar dados e assim, prontos para se manter em desenvolvimento.
E este é o momento, porquanto iniciamos a construção coletiva do nosso Plano Político Pedagógico, da mais que sesquicentenária instituição de ensino básico do país, com as portas abertas para a criação de novas metodologias e estratégias e assim, prontos estamos, para contribuir com o sistema público de ensino nacional.

3 comentários:

  1. Na prática é muito frustante você ter um filho estudando no ensino médio do CP II Centro por exemplo, e não ter pelo menos um laboratório de Química funcionando ! O espaço existe, a equipe do colégio é maravilhosa, parece que dinheiro para as melhorias não são mais um problema e MAIS UM ANO se passou e NADA ! A obra NÃO foi feita e sabe-se lá quando e SE, SERÁ FEITA... O que falta para os alunos do ensino médio do CP II Centro terem finalmente um laboratório de Química funcionando ? Quantas turmas do ensino médio do CP II Centro irão embora sem terem ao menos UMA aula num laboratório de Química ? O Sr. Reitor Oscar Halac poderia responder a essa questão que preocupa as famílias e os estudantes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Laura,

      Realmente os procedimentos licitatórios são lentos, mas é em atendimento aos preceitos legais.

      A PROEN já realizou mapeamento das necessidades físicas dos laboratórios e neste momento trabalha na construção de aulas práticas em conjunto com os Departamentos Pedagógicos indicados.

      Todos serão reformados e equipados. Aguardemos a conclusão da ação iniciada há seis meses, mas nunca observada e não cuidada ao longo de 12 anos.

      Excluir
  2. Nos momentos disponíveis agradecer a Deus é muito importante, até mesmo pelas dificuldades vividas, porque tudo que passamos na vida é para nossa própria evolução.Agradeço a DEUS por sua vida, por está à frente,desses Campus,que apesar das mazelas que encontramos em nosso País,ter um PEDRO SEGUNDO aqui é motivo de orgulho sim.
    Obrigada DEUS.
    Obrigada Oscar e a todos que de uma forma ou de outra direta ou indiretamente fazem parte desta Família.

    ResponderExcluir