Em
breve, o Colégio Pedro II terá de reestruturar o seu Ensino Médio
e diferentes possibilidades deverão ser ofertadas, conforme a vocação
e o interesse do estudante.
Será
necessário cortarmos as amarras frágeis que nos prendem a ideia de
que a sustentação do processo ensino-aprendizagem
é obtida somente com a administração rígida dos conteúdos,
muitas vezes eivados de questões abstratas.
Ainda,
diferentemente de outros sistemas públicos de ensino que ministram
este segmento do ensino básico onde a evasão de estudantes é
alarmante, no Colégio Pedro II, as taxas de permanência permanecem
em patamar de excelência.
Em
uma análise preliminar, entende-se que o Ensino
Médio,
atualmente estruturado, não está conseguindo atrair nem manter os
estudantes até a conclusão deste segmento.
O
Ensino
Médio
não pode ser reduzido ao espaço de preparação para as
Universidades. Ele é a etapa final do ensino básico e deve gerar
ferramentas que colaborem com uma vida de melhor qualidade e acesso
ao mercado de trabalho. O acesso às Universidades é mais uma
possibilidade e não a única. E ele será natural se a escola básica
conseguir ser um espaço de crescimento não só intelectual, mas
humano e justo tornando todos capacitados para ler, entender e
interpretar dados e assim, prontos para se manter em desenvolvimento.
E
este é o momento, porquanto iniciamos a construção coletiva do
nosso Plano Político Pedagógico, da mais que sesquicentenária
instituição de ensino básico do país, com as portas abertas para
a criação de novas metodologias e estratégias e assim, prontos
estamos, para contribuir com o sistema público de ensino nacional.
Na prática é muito frustante você ter um filho estudando no ensino médio do CP II Centro por exemplo, e não ter pelo menos um laboratório de Química funcionando ! O espaço existe, a equipe do colégio é maravilhosa, parece que dinheiro para as melhorias não são mais um problema e MAIS UM ANO se passou e NADA ! A obra NÃO foi feita e sabe-se lá quando e SE, SERÁ FEITA... O que falta para os alunos do ensino médio do CP II Centro terem finalmente um laboratório de Química funcionando ? Quantas turmas do ensino médio do CP II Centro irão embora sem terem ao menos UMA aula num laboratório de Química ? O Sr. Reitor Oscar Halac poderia responder a essa questão que preocupa as famílias e os estudantes ?
ResponderExcluirSra. Laura,
ExcluirRealmente os procedimentos licitatórios são lentos, mas é em atendimento aos preceitos legais.
A PROEN já realizou mapeamento das necessidades físicas dos laboratórios e neste momento trabalha na construção de aulas práticas em conjunto com os Departamentos Pedagógicos indicados.
Todos serão reformados e equipados. Aguardemos a conclusão da ação iniciada há seis meses, mas nunca observada e não cuidada ao longo de 12 anos.
Nos momentos disponíveis agradecer a Deus é muito importante, até mesmo pelas dificuldades vividas, porque tudo que passamos na vida é para nossa própria evolução.Agradeço a DEUS por sua vida, por está à frente,desses Campus,que apesar das mazelas que encontramos em nosso País,ter um PEDRO SEGUNDO aqui é motivo de orgulho sim.
ResponderExcluirObrigada DEUS.
Obrigada Oscar e a todos que de uma forma ou de outra direta ou indiretamente fazem parte desta Família.