sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Transição

Tomei ciência da experiência pedagógica da Professora Ana Lídia Saldanha (Escola Municipal Adlai Stevenson, Vista Alegre – RJ) com duas alunas do 6º ano do ensino fundamental.

Alunos em plena puberdade e que passam por uma reviravolta acadêmica no momento de transição do 5º para o 6º ano.

No lugar de um educador que leciona mais de uma disciplina, o aluno passa a ter mais de oito especialistas, cada um ensinando uma disciplina.

Considerando ainda que na faixa etária de 10 a 12 anos, o aluno apresenta baixa autoestima e não entende o porquê de tantas mudanças no corpo, a questão monoafetiva deve ganhar destaque neste momento da vida escolar dos alunos.

Apesar da experiência relatada pela professora Ana Lídia não se adaptar ao plano pedagógico do Colégio Pedro II, as suas considerações e constatações devem ser tema de estudos da nossa Pró-Reitoria de Ensino, no que concerne às implantações de projetos que reduzam a distância entre o 5º e o 6º ano e adaptem estes novos à nova realidade.

Fica a ideia.

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